Terra das Onças Pintadas

O Pantanal brasileiro é o bioma naturalmente  mais protegido do Brasil por conta do fluxo de sua  águas transformando continuamente um mosáico  incrível para observação da vida silvestre. Na Pousada Jaguar Camp oferecemos um turismo diferenciado de qualidade por estarmos dentro da floresta pantaneira, num ambiente tranquilo e exclusivo, pois possuímos somente 08 aptos para hóspedes, presando pelo menos é mais  assim conseguimos oferecer a qualidade diferenciada em nossos serviços e na área externa da Pousada você  terá a possibilidade  para avistar macacos e araras azuis, já no passeio de barco além de contemplar a maravilhosa paisagem pantaneira através  dos rios, córregos e corixos. Nosso time treinado irá te oferecer oportunidade real  de ver as onças pintadas no seu habitate natural. Durante esse passeio entre uma onça e outra, você poderá se encantar com grupos de ariranhas, bugios, iguanas, jacarés, capivaras e uma numerosa quantidade de espécies de aves.

         Sobre o turismo de Onças Pintadas

A Pousada possui uma localização privilegiada, pois está bem próxima de um Parque Estadual e isso nos possibilita te oferecer desde o primeiro minuto de passeio a maior possibilidade de avistamento  da onça e de outras espécies.

Nossos barcos são  equipados com radio VHF para haver comunicação entre eles, os nossos pilotos sempre se comunicarão e quando houver algum sinal ou propriamente a onça pintada, assim há uma experiência igualitária a todos os hóspedes da nossa Pousada.

Após a década de 1970 quando a Rodovia   Transpantaneira foi construída, surgiu a possibilidade de acesso terrestre nessa região do Pantanal, o acesso via rio era utilizado desde o período colonial, mas somente na década de 1980 se iniciou o turismo esporádico na região com foco no avistamento de aves e poucas chances de ver as onças pintadas, mas eram vistas por poucos segundos com muita sorte. Antes do turismo de observação de onças pintadas, havia o turismo de pesca e o foco era somente pescar não havendo nenhum foco em onças, mas as onças observavam pescadores sempre passando de barco.

Na década de 2000 foi quando as onça começaram a serem vistas com mais frequência  só que por um curto tempo de observação, eram muito cautelosas com o movimento, mas a partir daí as visualizações ficaram mais frequentes e o aprendizado de guias e condutores de barcos comeram a entender um pouco mais sobre o comportamento das onças pintadas e locais com mais frequência de avistamentos quando elas eram encontradas tínhamos que usar uma técnica de habituação navegando lentamente nas margem oposta que a onça se encontrava rio acima e rio abaixo e depois que alguns minutos você parar o barco que a onça não ia embora, mas sim, havia uma variação de individuo para individuo.

Hoje as pessoas no geral já tem a consciência de que a onça é mais valiosa viva, usufruindo do seu habitat natural do que abatida, hoje a nossa comunidade está sendo beneficiada através do turismo ecológico de observação da vida silvestre e a onça pintada é o grande diferencial de um turismo ecológico, estilo África.

Safaris no Pantanal atraem todos os públicos, por se tratar de um turismo com acesso, segurança, conforto e qualidade.

Em 2011 o Gestor Ambiental  Ailton Lara fez o primeiro monitoramento de onças pintadas embarcando juntamente com a Fundação  Panthera Brasil, foi feito o monitoramento através da visualização, com o uso de materiais fotográficos e GPS, para averiguação e também assegurar que as onças não estavam sendo incomodadas por barcos com turistas, o resultado foi muito positivo, as onças não estavam se importando com a presença dos barcos dentro de uma distância mínima considerável (15m), caso haja  incomodo as onças adentram a mata uns 3 metros e a festa acaba. A própria onça vem nos ensinando e novas pesquisas vem sendo feitas para que o turismo responsável continue sendo uma ferramenta de conservação da biodiversidade e gerando renda as comunidades.  Aproximadamente 200 onças foram fotografadas na região do Porto Jofre.

Como identificar uma onça pintada da outra?

 

As onças pintadas têm uma pelagem dourada clara, círculos chamados de rosetas em pintas pretas dentro de fora de suas rosetas, cada individuo apresenta essas marcas únicas em sua pelagem, como se fossem impressões digitais. Usamos nosso catalogo de identificação de onças pintadas para conhecer um pouco do histórico de cada uma delas, essas informações com registros de fotos e vídeos contribui muito para o conhecimento local e aos visitantes, a gente preserva mais quando a gente conhece.

Para manter esse turismo equilibrado e sustentável todos os envolvidos , empresários do turismo,  guias, piloteiros e pesquisadores criaram um tratado de auto regulação para que possamos sempre compartilhar de uma maneira amigável esse turismo onde a onça é o principal atrativo e com isso trazer cada vez mais a consciência da sua importância no seu habitar natural,  por isso a  sua visita é muito importante para nós, para que a conservação não só da onça mas de toda flora e fauna regional continue expandindo de forma consciente e beneficiando a comunidade envolvida.

  • Grey TripAdvisor Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 Copyright  Pantanal Jaguar Camp  -   Whatsapp: + 55- 65  Ph. 55 - 65 999252265  - Skype: pantanal.nature         webdesigner Ailton Lara